O programa Comportamento Eleitoral dos Portugueses, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, iniciado em 2001, tem o propósito de analisar de forma sistemática, longitudinal e comparativa as atitudes e comportamentos políticos dos cidadãos portugueses.

Contando com uma equipa de investigadores provenientes da Sociologia, da Ciência Política, da História e da Psicologia Social, o programa Comportamento Eleitoral dos Portugueses colocou Portugal no mapa dos estudos eleitorais, tendo levado a cabo três inquéritos após eleições (2002, 2005 e 2006), estando planeado a realização de um quarto em 2009. Adicionalmente, este programa de investigação contribuiu para a recuperação de informação preciosa sobre atitudes e comportamentos políticos em Portugal desde a viragem para a democracia até ao final do século XX, resgatando-a do esquecimento e disponibilizando-a aos públicos interessados.

O programa Comportamento Eleitoral dos Portugueses, constituído pelos projectos “Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses” (2001-2005) e “Os Contextos do Comportamento Político” (2006-2010), é responsável pela organização de vários eventos de debate científico das temáticas ligadas ao comportamento eleitoral, bem como pela publicação (em Portugal e no estrangeiro) de livros, capítulos e artigos sobre atitudes e comportamentos políticos dos portugueses.

 
Actividades Recentes

 

www.bussolaeleitoral.pt

 

 

  
Financiadores

http://www.leoy.netembassy-trhttp://www.richpac.orghttp://www.thesole.orggovernment of turkeyuniversidade do turkeyeneccwww.imtm.orgwww.ziker.orgwww.18-8.org